Quem somos

Equipe de Lutas

Coletivo de Produção Cultural

Rede de Desenvolvimento Sócio Ambiental 

Tendo o Karate como atividade âncora, apoia a pesquisa acadêmica e o estudo da cadeia produtiva nas artes marciais.

Missão, visão, valores e origens

Missão

Promover o desenvolvimento do karate por meio de ações educativas , pesquisa e registros de memorias com
sustentabilidade socioambiental.

Visão

Que o sistema TDK seja percebido pela sociedade como referencia na articulação cultural, educacional, social e agente do desenvolvimento sustentável.

Valores

Conciliação entre proteção ambiental e atividades econômicas e sociais

Transparência e honestidade no desenvolvimento dos projetos com parceiros e comunidades

Respeito nas relações inter geracionais com ênfase na família

Nossas Origens

Década de setenta e oitenta na Cidade de Deus. Território com várias identidades tais como:
Conjunto Habitacional, bairro, Região Administrativa com extensa e integrada área tida como favela.
Região localizada  entre Barra e Jacarepagua.
Constitui-se na Área de Planejamento 4 (AP4) na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.

A partir de 1978, diversos grupos sociais, culturais e desportivos, movimento negro e cineclubista,
se consolidam no Centro Social Urbano na época administrado pela Fundação Leão XIII.

KARATE PIONEIRO NA CDD
Grupos jovens realizavam atividades artísticas e esportivas. Produziam seminários, cursos,
exposições de poesia e artesanato; concursos, competições de corridas rústicas, e de bicicleta,
torneios de futebol, eventos de xadrez e montanhismo.  Editaram um Jornal comunitário e uma revista literária.

Participavam, em parceria com instituições de representação local, ativamente da produção dos desfiles,
carnavalescos, semana da pátria e a Festa do Trabalhador.

Alguns integrantes destes grupos, nos anos 80 e 90 tornam-se  professores de algumas das atividades específicas a que
se dedicavam, aperfeiçoando metodologias de pesquisa, ensino e desenvolvimento destas atividades.

taidokan-equipe

Em 1987 Sensei Wellington França gradua-se faixa preta. Em 1989, Ciências da  Administração e em 2010 inicia carreira como escritor. Em 1987, junto com amigos, alunos e seus responsáveis, funda o TAIDOKAN KARATE CLUBE.

No inicio as aulas eram no quintal da casa do pai de dois alunos numa região da Cidade de Deus conhecida como Laminha. As crianças da vizinhança quiseram entrar.

O quintal ficou pequeno e tiveram que se mudar para a travessa em frente. Da Travessa para a quadra de samba do Bloco Luar de Prata e de lá para a Associação de Moradores. Naquele instante, o Karate na Cidade de Deus ficou polarizado entre o Grupo da Associação de Moradores (na região das casas) liderado pelo Prof. Wellington e o Grupo do CSU (região dos apartamentos)
liderado pelo Prof. Luiz Pessanha.

GALERIA DOS PRIMEIROS ALUNOS E PARCEIROS GRADUADOS YUDANSHA (FAIXAS PRETA) PELO TDK

Neste bloco apresentamos todos os graduados à Faixa Preta que ingressaram no TAIDOKAN como faixas branca, assim como aqueles que iniciaram em outro DOJO e se aperfeiçoaram conosco reconhecendo nosso mérito.

Indistintamente, todos colaboradores que ao se submeterem e tendo sido aprovados através de nossos métodos e conteúdos, nos concedem consciência da real dimensão e da importância de nossos propósitos em suas e em nossas vidas. 

Luiz Pessanha

Luiz Pessanha

Nasceu em Belford Roxo. Criado em Jacarepaguá & CDD, Zona Oeste do Rio. Licenciado em Educação Física e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho. Autor do livro A ARTE DO KARATE – Visão Metodológica pela CBJE – 2010. Faixa Preta 5ª Dan. Professor da rede pública municipal de Paty do Alferes.

André Morais

Andre Morais

Nascido no Rio de Janeiro em 1979. Filho de pais que se conheceram nas enchentes de 1966 indo morar na Cidade de Deus. Aos 12 anos aprende karate com o Sensei Wellington no Projeto Clube Escolar.. Cursou Técnica de Eletrônica na FAETEC e dois períodos na Faculdade de Educação Física. A partir de 2003, ministrou e coordenou o Ensino do Karate no CEACC. Em 2013, ingressa na Academia Team Nogueira como Prof. de Karate onde também atuou como Coordenador da unidade Freguesia e posteriormente da sede da franquia no Rio de Janeiro. Neste Período adquire experiência nos treinamentos de MMA/UFC com os Irmãos Nogueira (Minotauro & Minotouro) Anderson Silva, Cigano e Toquinho. Atualmente cursa pela Universidade Estácio de Sá o 7º período de Nutrição.

Marcelo Jesus

Marcelo

Começou aprender Karate em 1978 no Centro Social Urbano da Cidade de Deus. Nos anos oitenta segue treinando sob a orientação do Sensei Wellington no TAIDOKAN para depois continuar sob a orientação do Sensei Alcyone Soares.

Foi Diretor de TI da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro sendo pioneiro, em 2008 como responsável pela disponibilização dos resultados do Campeonato Brasileiro de Karate em tempo real pela internet.

Marcelo é formado em Tecnologia da Informação. Atualmente, Supervisor de Karate da Escola União Artes Marciais e membro do Conselho Deliberativo da FKERJ.

Osmar Junior

osmar 3

Rio de Janeiro é sua cidade natal desde 1975.

Seus primeiros movimentos no karate foram no Centro Social Urbano com Professor Francisco que sucedeu o Professor Sergio Pinto. Mas foi depois de conhecer o Karate Shotokan com Sensei Wellington que Osmar se firmou de vez nos fundamentos desta escola e graduando-se como Yudanhsa.

Serviu no 1º Batalhão da Policia do Exército chegando a Sargento.

Experiência acadêmica em Ciências do Direito pela UniverCidade.

A palavra e o som de seu violão fazem parte de sua jornada no saber cristão.

Em um sério relacionamento com Joyce Verneck , Osmar, atualmente encontra-se, numa viagem exploratória no velho continente com trânsitos e domicílios que se alternam entre Portugal e Yverdon-les Bains. Uma cidade da Suíça situada a 60 km de Berna, no Cantão de Vaud, às margens do Lago de Neuchâtel.

.

Parcerias que Formam Polos de Desenvolvimento

Polo I – Casa de Cultura Cidade de Deus

Polo II – Instituto Presbiteriano Alvaro Reis

Polo III – CEACC – Centro de Estudos e Ações Culturais e de Cidadania

 

De 1997 até 2008 o clube de karate paralisa suas atividades, retornando com algumas oficinas eventuais até que em 2010 é acolhido pela Casa de Cultura, no nº 84 da Rua Jessé, em frente à Escola Leila Barcelos.

Atualmente, o Clube e Centro de Estudos de Artes Marciais está em fase de análise para ser parte de um outro projeto.

Em 2015 é criado o Curso TAIDOKAN de Artes Marciais como parte do processo de inovação na gestão desportiva profissional. Empreendedorismo social, Economia Solidária e Criativa são alguns dos principais motes.

Trata-se de um curso de formação de professores de karate shotokan com foco no esporte educacional onde o karate é aqui reconhecido como fator de desenvolvimento humano integral e não apenas ferramenta de inclusão social. São crianças e adultos que num clima familiar recebem além de conhecimentos técnicos específicos da luta, oficinas e palestras desde gestão de projetos sociais e empreededorismo até literatura, passando por educação, segurança alimentar e memória.

Sensei Welington, 6º DAN Sistema FKERJ/CBK, Bacharéu em Administração pela AJES, e os 4° DAN: Marcelo Jesus Tecnólogo em TI, André Morais (Nutrição – Estácio) Arlei Adauto Bachareu em Educação Física e estudante de Engenharia (Estácio) formam a equipe técnica que faz a curadoria do conteúdo programático e a certificação dos alunos.
Rodrigo Marins, faixa marrom, Tecnólogo de Radiologia Médica, como assistente do Sensei Wellington, foi responsável por uma turma de alunos na Casa de Cultura e no CEACC.
Joelson Cruz de Paula, Cursando 6° período em Análise de Sistemas, responsável pela construção do Site TAIDOKAN atua também como gerente de projetos.

O TAIDOKAN é uma entidade desenvolvedora e de pesquisa e a Casa de Cultura, além de entidade mantenedora participa com sua equipe pedagógica com intercâmbios e formação de rede.